América Latina | Crise

Venezuela: Maduro propõe antecipar eleições legislativas como uma solução para a crise

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, propôs na segunda-feira a antecipação das eleições legislativas, previstas para 2020, como forma de gerar uma solução “pacífica” para a crise política e económica pela qual passa o país sul-americano.

“Eu tenho uma proposta, hoje 20 de maio, para as oposições: vamos nos medir eleitoralmente (…) vamos realizar eleições antecipadas da Assembleia Nacional (AN) para ver quem tem os votos, quem tem os votos, para ver quem ganha”, desafiou.

Maduro observou que o Legislativo, de esmagadora maioria opositora, é a “única instituição que não foi legitimada nos últimos cinco anos” período em que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) organizou várias eleições sempre com resultados favoráveis para a chamada revolução bolivariana.

“Nós vamos fazer escolhas. Vamos em busca de uma solução pacífica, eleitoral, democrática e constitucional (…) Eu quero eleições, eleições já “, continuou o presidente, prevendo uma vitória para o Chavismo, se as eleições se realizassem.

O Parlamento é o único poder nas mãos da oposição na Venezuela desde 2016, quando o partido perdeu a maioria dos assentos depois de uma esmagadora vitória do anti-chavismo.

Em 2017, Maduro patrocinou a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte (ANC), composta apenas por funcionários pró-governo, que assumiu os poderes exclusivos do Parlamento.

Não é a primeira vez que Maduro propõe renovar a AN, cujo funcionamento foi afetado nos últimos três anos por várias sentenças contra os deputados, dos quais pelo menos 30 são acusados ou processados por várias razões.

O presidente obteve a reeleição em 20 de maio de 2018 em eleições não reconhecidas por muitos países e classificadas como fraudulentas pela oposição, que não participaram delas, entre outros motivos pela desqualificação dos seus principais líderes.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo