Venezuela: Maduro propõe criar banco de vacinas Covid-19 com Cuba para os países Alba-TCP

Nicolás Maduro

O presidente venezuelano Nicolás Maduro propôs a criação de um “banco de vacinas” contra Covid-19 para todos os países da Aliança Bolivariana para os Povos de nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP) com a vacina russa Sputnik V e com as vacinas aprovadas por Cuba.

“Ouso propor que Cuba e Venezuela assumam um banco de vacinas contra o coronavírus e se encarreguem de obter as vacinas, transportá-las e preparar, coordenar e aprovar o plano de vacinação em massa dos países de Alba de forma consensual”, anunciou Maduro durante a XVIII Cimeira Alba-TCP.

Maduro estima que o processo de vacinação na Venezuela comece em abril de 2021 e estendeu a proposta aos países de Alba. Também pediu o fortalecimento do Banco del Alba, instituição financeira Alba-TCP, para garantir fundos para vacinar massivamente contra Covid-19 a população dos estados membros.

“A Alba deve garantir, por meio do Banco Alba, o financiamento de todo o processo de vacinação dos países membros da Alba. É a proposta que fazemos, garantindo o financiamento da vacinação em massa de toda a população dos países membros”, acrescentou.

Maduro também pediu o financiamento de testes e tratamentos de diagnóstico rápido e molecular para Covid-19 nos países da aliança, criada em Havana, Cuba, em 2004.

Venezuela não pode comprar vacinas por meio do Fundo Rotativo da OPAS

A proposta de usar o Banco del Alba surge três semanas depois que a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ter anunciado que a Venezuela não pode comprar vacinas por meio do Fundo Rotativo da entidade devido a uma dívida de 11 milhões de dólares.

No dia 14 de dezembro, os países reuniram-se para o 16º aniversário do Alba-TCP, que reúne Venezuela, Cuba, Nicarágua, Dominica, Granada, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda, São Cristóvão e Nevis e, finalmente, Bolívia, que juntou-se à aliança novamente em 2020.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, assegurou que o seu país está disposto a ampliar a cooperação na área de saúde pública, enquanto Maduro instou os países a estudarem as diferentes opções de vacinas contra o Covid-19.

“Existem as quatro vacinas cubanas que estão a evoluir muito bem e existem as vacinas do mundo. A vacina Sputnik-V da Rússia. Estamos a fazer os testes na Venezuela e estão a correr muito bem. Hoje, a Sputnik V anunciou que a sua vacina atinge 91% de eficácia e, em casos graves, 100%. Temos aqui uma oferta importante de vacinas”, disse o presidente venezuelano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Bélgica rejeita ideia de divisão sugerida por presidente do Parlamento dos Países Baixos

Bélgica rejeita ideia de divisão sugerida por presidente do Parlamento dos Países Baixos

Uma proposta do presidente do Parlamento dos Países Baixos, Martin Bosma, sugerindo a divisão da Bélgica entre os Países Baixos…
Oxford Economics prevê aumento da inflação em Moçambique

Oxford Economics prevê aumento da inflação em Moçambique

A consultora Oxford Economics estima que a inflação em Moçambique vá continuar a subir para uma média anual de 5,3%…
Portugal ativa sistema de resposta rápida contra desinformação eleitoral

Portugal ativa sistema de resposta rápida contra desinformação eleitoral

Portugal conta, pela primeira vez, com um sistema de resposta rápida para combater a desinformação durante o período eleitoral. A…
Cabo Verde: Governo e TACV rubricam protocolo pela mobilidade dos artistas

Cabo Verde: Governo e TACV rubricam protocolo pela mobilidade dos artistas

O Governo cabo-verdiano, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, firmou um protocolo com a TACV que visa…