Venezuela: Maior empresa de alimentos alerta para o risco de abastecimento

As Empresas Polar, o maior fabricante de alimentos da Venezuela, alertaram no sábado sobre o risco de abastecimento da rede comercial pública e privada face ao aumento dos controlos e limitações impostos à distribuição dos seus produtos.

A decisão do regime de endurecer o controlo de preços na tentativa de conter a inflação galopante, desencadeou nos últimos dias uma crescente agitação social que se manifestou em alguns protestos e saques de estabelecimentos.

Lorenzo Mendoza, presidente das empresas Polar, condenou em comunicado a venda supervisionada de todos os produtos que se iniciou na sexta-feira, numa das fábricas da Alimentos Polar no centro do país, e as limitações impostas à distribuição após o bloqueio de alguns códigos.

Não há razão ou justificativa para essa medida arbitrária“, disse o gerente, e advertiu no briefing que essa ação “ameaça o fornecimento de toda a rede comercial pública e privada” que a empresa cobre e que está longe de ajudar a tranquilidade do país mas “gera angústia e ansiedade“.

Depois de reconhecer que a pandemia de coronavírus complicou a situação económica crítica da Venezuela, Mendoza pediu ao governo que buscasse um entendimento para aumentar a produção e garantir a segurança alimentar dos venezuelanos.

Os atritos entre Empresas Polar e o regime ocorrem durante um contexto complexo devido à paragem económica gerada pela quarentena, em vigor desde meados de março, e à severa escassez de combustível que enfrenta o país petrolífero e que limita a mobilidade de muitos funcionários e a distribuição de produtos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…