América Latina | Médio Oriente

Venezuela: Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão de visita oficial a Caracas

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, iniciou na quarta-feira uma visita oficial à Venezuela, país com o qual mantém relações estreitas.

“Às 3h45 de hoje (quarta-feira) recebemos o irmão Chanceler do #Irão @JZarif. Cada visita de alto nível aprofunda a nossa aliança estratégica, a nossa irmandade ”, escreveu Jorge Arreaza, Ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, no Twitter, na qual publicou um vídeo da chegada do governante iraniano.

O Irão é, ao lado de Cuba, Rússia, Turquia e China, um dos principais aliados do presidente venezuelano Nicolás Maduro. Os dois países são considerados inimigos jurados do atual governo dos Estados Unidos.

Em 2018, Donald Trump decidiu que o seu país abandonaria o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, por considerar que não era suficiente para impedir que Teerão se equipasse com uma arma atómica e restabeleceu as sanções dos EUA contra o Irão, que tinham sido suspensas em 2015.

O governo Trump também aumentou a pressão sobre Maduro, que não reconhece como presidente, e impôs sanções e um embargo ao petróleo venezuelano.

Washington e mais de 50 países no mundo reconhecem o opositor Juan Guaidó como presidente da Venezuela.

A Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do mundo, mas a sua produção caiu deixando o país em escassez de combustível. A estatal PDVSA, que produzia 3,2 milhões de barris por dia de petróleo bruto há doze anos, oferece atualmente menos de 400 mil barris por dia, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

As sanções norte-americanas obrigaram o governo de Maduro a recorrer a aliados como o Irão, que nos últimos meses enviou vários petroleiros carregados de gasolina para a Venezuela para aliviar a escassez.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo