América Latina

Venezuela: Nicolás Maduro quer que cada venezuelana tenha seis filhos ‘para o bem do país’

Nicolás Maduro, presidente venezuelano, declarou, à margem de um evento para promoção de um plano de saúde para mulheres, que “Todas mulheres devem ter seis filhos! Todas! Para o bem do país!

O governo da Venezuela não publica números de mortalidade infantil desde 2017, quando um boletim do Ministério da Saúde revelou que 11.466 crianças tinham morrido no ano anterior – um salto de 30% na mortalidade infantil.

A crise fez com que cerca de 4,5 milhões de venezuelanos fugissem, deixando 1 milhão de crianças para trás.

Os hospitais não estão a funcionar, as vacinas são escassas, as mulheres não podem amamentar porque estão desnutridas e não podem comprar alimentação de substituição porque não é acessível, e o país enfrenta uma migração forçada devido à emergência humanitária“, twitou Manuela Bolivar, uma política da oposição.

Os grupos de direitos das mulheres ficaram igualmente indignados. A Avesa, com sede em Caracas, apelidou os comentários de Maduro de “inaceitáveis“, acrescentando que “nós mulheres somos muito mais que um útero, somos cidadãs com direitos“.

Alguma dúvida envolve a substância do plano de saúde das mulheres de Maduro, dos quais poucos detalhes foram divulgados além do pedido de aumentar a taxa de natalidade do país, e, alguns analistas duvidam da existência do programa.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo