Venezuela: Petro facilitará a compra de matéria-prima

A concorrência venezuelana, Petro, facilitará a aquisição de matéria-prima para a produção de alimentos e medicamentos, assegurou na segunda-feira o diretor da Câmara Nacional de Comércio e Indústria Bolivariana, Ricardo Baptista.

O novo ativo digital irá estabilizar os preços de acordo com a estrutura de custos da unidade de conta da moeda, que iniciou a sua venda em moedas conversíveis (euros, yuan, dólares) desde o final de outubro.

A medida terá um impacto positivo no curto prazo e proporcionará ao povo venezuelano poder de compra de bens e serviços, disse Baptista numa entrevista na televisão.

Além disso, o responsável ressaltou que, do Conselho Nacional de Economia Produtiva, são tomadas decisões para neutralizar os efeitos da guerra económica, induzida por setores desestabilizadores.

A esse respeito, Baptista acrescentou que os acordos estabelecidos entre empregadores e o Estado devem incluir o comércio que é o último elo, bem como os meios de distribuição, transporte e tecnologia para avaliar a estrutura de custos reais das despesas de produção.

A Petro é a primeira moeda digital e soberana emitida por um Estado com o objetivo de gerar novas formas de financiamento internacional.

Como reserva, o ativo tem cinco mil 342 milhões de barris de petróleo, além do campo número um do Bloco Ayacucho do Cinturão do Petróleo do Orinoco.

O intercâmbio com a criptomoeda é concebido como uma ferramenta macro, meso e microeconómica para a mobilidade de recursos em qualquer nível e a transformação digital dos mesmos em equivalentes em qualquer tipo de moeda ou criptomoeda, para facilitar as transações comerciais e financeiras entre os interessados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…