América Latina | Crise | Europa

Venezuela: Regime e oposição encontram-se na Noruega

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega emitiu um comunicado confirmando que foram realizadas reuniões presenciais entre a delegação de Nicolás Maduro e a de Juan Guaidó.

Do lado do regime venezuelano esteve o ministro da Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza, e o governador do estado Miranda, Héctor Rodríguez.

A oposição foi liderada pelo ex-reitor do Conselho Nacional Eleitoral, Vicente Díaz, pelo especialista em comunicação, Fernando Martínez Mottola, e pelo segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, Stalin González.

“As partes mostraram sua disposição de avançar na busca por uma solução consensual e constitucional para o país, que inclua questões políticas, económicas e eleitorais”, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros, Ine Eriksen Søreide, deixando claro quais foram os temas tratados.

A ministra norueguesa também informou no comunicado de imprensa que, para preservar o processo, pediu às partes que tivessem cautela nos seus comentários e declarações.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro declarou, citado pela Efe, que “Estou orgulhoso de estarmos num diálogo construtivo com a oposição venezuelana, acredito que o caminho é a paz”.

“Eu nomeei uma delegação, temos negociado em segredo há dois ou três meses e estamos agora sentados à mesa na Noruega. Eu quero um acordo de paz para a Venezuela “, indicou Maduro num evento no estado de Vargas.

O líder da oposição da Venezuela, Juan Guaidó, disse que as conversas organizadas pela Noruega entre a sua delegação e a do presidente Nicolás Maduro continuariam apesar do fato de que a ronda negocial de quarta-feira ter terminado sem acordo”, informou a France24.

O Grupo de Contato Internacional que promove uma solução política irá reunir-se em Nova Iorque no dia 3 de junho para conversar com o Grupo Lima, que apoia a oposição.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo