António Vitorino foi eleito hoje para o cargo de Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), em Genebra, na Sessão Extraordinária do Conselho da OIM.
Em comunicado de imprensa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português refere que: “A candidatura de António Vitorino a este importante posto internacional demonstra a muito elevada relevância que Portugal atribui à temática e ao diálogo em matéria de migrações e à premente necessidade de serem encontradas soluções eficazes para os problemas migratórios no quadro internacional”.
O MNE acrescenta que: “Com a decisão hoje tomada, António Vitorino será chamado a desempenhar as suas funções no sistema de governação multilateral num posto fundamental na área das migrações e num contexto particularmente exigente, atentos os desafios globais que marcam a agenda internacional. A Organização Internacional para as Migrações encontra-se num momento crucial da sua história e será chamada a apoiar decisivamente a implementação do Pacto Global para as Migrações, cuja adoção terá lugar ainda este ano”.
Refira-se que a candidatura de António Vitorino à liderança da OIM foi formalizada pelo governo português em dezembro de 2017.
A OIM foi integrada na estrutura multilateral da ONU em julho de 2016, contando com 169 Estados-membros e 8 países com o estatuto de observadores.