O ministro da Defesa do Afeganistão, Mohammed Yaqoub, acusou o Paquistão de permitir a entrada de drones dos Estados Unidos da América (EUA) para depois entrarem em céu afegão.
A acusação foi feita neste domingo, 28 de agosto, quase um mês depois do anúncio do Presidente dos EUA, Joe Biden, sobre a morte do chefe da Al-Qaeda em Cabul. Ayman al-Zawahiri foi atingido por um drone norte-americano.
De acordo com o ministro, os drones norte-americanos continuam a ser vistos na capital afegã, entrando no espaço aéreo afegão a partir do Paquistão. “As nossas informações indicam que (os drones norte-americanos) entram no Afeganistão pelo Paquistão e utilizam o espaço aéreo do Paquistão”, declarou numa conferência de imprensa, segundo a “Lusa”.
O exército paquistanês ainda não comentou as acusações. No entanto, após a morte de Zawahiri, o país negou ter dado autorização para que os norte-americanos usassem o espaço aéreo paquistanês.
Desde que os talibãs tomaram o poder no Afeganistão, as tensões fronteiriças com o Paquistão têm aumentado. Islamabad já declarou que grupos armados entram no país para realizarem ataques regulares no território, algo negado pelos talibãs. Ataques aéreos militares paquistaneses no este do Afeganistão mataram e feriram dezenas de pessoas em abril.