Afeganistão: Administração Talibã pede reconhecimento oficial

O primeiro-ministro interino do Afeganistão, mulá Hasan Akhund, pede o reconhecimento oficial da administração Talibã, refere a “Reuters”. Isto porque países estrangeiros têm recusado esse reconhecimento ao regime que se apoderou do país em agosto do ano passado.

O apelo foi feito nesta quarta-feira, 19 de janeiro, na altura em que Akhund deu uma entrevista coletiva em Cabul. “Peço a todos os governos, especialmente os países islâmicos, que comecem a reconhecer”, disse.

Recorde-se que as potências estrangeiras têm dúvidas em reconhecer o governo do Talibã. Neste sentido, nações ocidentais lideradas pelos Estados Unidos da América congelaram bilhões de dólares em ativos bancários afegãos e cortaram o financiamento ao desenvolvimento, o que tem agravado significativamente a pobreza do Afeganistão.

“A ajuda de curto prazo não é a solução. Devemos tentar encontrar uma maneira de resolver os problemas fundamentalmente”, frisou o primeiro-ministro.

Segundo a Representante Especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Afeganistão, Deborah Lyons, a crise económica do Afeganistão é um problema sério que precisa ser abordado por todos os países.

“As Nações Unidas estão a trabalhar para revitalizar a economia do Afeganistão e resolver fundamentalmente os problemas económicos do Afeganistão”, partilhou durante a referida entrevista coletiva.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Amir Khan Muttaqi, afirmou que “a ajuda humanitária é a solução de curto prazo para os problemas econômicos, mas o que é preciso para resolver os problemas de longo prazo é a implementação de projetos de infraestrutura”.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

As autoridades sul-africanas impediram a entrada ilegal de 40 moçambicanos no seu território, por ocasião do regresso de várias pessoas…
Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

A Comissão Mista Angola-Brasil vai reunir-se entre março e abril para impulsionar as relações de cooperação bilateral.  Esta foi uma…
Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, partilhou publicamente que o Brasil pode apoiar o seu país a tornar-se…
Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…