Afeganistão: Afegãos protestam contra bombardeamentos paquistaneses

Dezenas de afegãos decidiram protestar nesta segunda-feira, 18 de abril, nas ruas da província meridional de Kandahar contra os bombardeamentos paquistaneses no Afeganistão, que causaram 48 mortes. O ataque ocorreu na passada sexta-feira, dia 15. 

Os manifestantes, entre eles ativistas e civis afegãos, acusaram diretamente as tropas do Paquistão pelos bombardeamentos que tiveram como alvo as províncias de Khost e Kunar.  

“Hoje, um grande número de pessoas saiu à rua contra as opressões do Punjab [referência ao Paquistão] e seus cruéis ataques contra civis no Afeganistão”, afirmou um dos manifestantes, Mubeen Ahmad Dost, citado pela agência de notícias espanhola “Efe”. 

“Esta não é a primeira nem a última vez que o exército do Punjab mata afegãos inocentes. Fazem-no há muito tempo e continuarão a fazê-lo se a comunidade internacional e o povo do Afeganistão não derem um passo em frente para os deter”, acrescentou. 

O Paquistão ainda não confirmou a autoria dos ataques aéreos, mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros divulgou um comunicado onde pode ler-se que, “nos últimos dias, os incidentes ao longo da fronteira afegano-paquistanesa aumentaram significativamente” e que “as forças de segurança paquistanesas estão a ser atacadas a partir do outro lado da fronteira”

Os bombardeamentos do Paquistão a zonas fronteiriças afegãs têm ocorrido com alguma frequência. De acordo com o exército paquistanês, o motivo deve-se ao facto de ali se instalarem grupos de rebeldes contra Islamabad. Os dois países acusam-se mutuamente há anos de permitir a passagem de rebeldes de um lado para o outro da fronteira para cometer atentados em território afegão ou paquistanês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Edil de Dondo faz entrega de mercado reabilitado após Ciclone Idai

Moçambique: Edil de Dondo faz entrega de mercado reabilitado após Ciclone Idai

O Edil do Dondo, Manuel Chaparica, procedeu na tarde de segunda-feira, 18 de abril, à inauguração do mercado e respectivos…
Portugal: Presidente da República recebe governador do Rio de Janeiro

Portugal: Presidente da República recebe governador do Rio de Janeiro

O governador do Estado brasileiro do rio de Janeiro, Cláudio Castro, foi recebido, nesta segunda-feira (18/04), pelo presidente da República…
Revista de Imprensa Lusófona de 19 de abril de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 19 de abril de 2022

No dia das eleições presidenciais em Timor-Leste a “Tatoli” noticia que o “Presidente promulga subsídio para combustível de transportes, atividades…
Angola: FNLA quer membros longe de intolerância política

Angola: FNLA quer membros longe de intolerância política

O líder da FNLA, Nimi a Nsimbi, pediu aos militantes para que se abstivessem da prática de actos de intolerância…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin