O Governo talibã emitiu no fim de semana uma ordem executiva que obriga as mulheres a cobrirem totalmente os seus corpos e rostos em público, através do uso do véu completo.
Neste âmbito, uma dezena de afegãs decidiram manifestar-se em Cabul nesta terça-feira, 10 de maio, avança a agência de notícias France-Presse (AFP). Foi desta forma que se mostraram contra a decisão dos talibãs de tornar obrigatório o uso do véu completo.
“Justiça, justiça! A burca (véu) não é nossa”, gritaram enquanto caminhavam quase 200 metros no centro de Cabul. No entanto, acabaram por ser paradas pelos combatentes talibãs, que também pediram a saída dos jornalistas do local.
Trata-se de uma ordem executiva justificada pela “tradição”. Foi ainda dito sobre as mulheres que era “melhor que ficassem em casa”, a menos que tivessem um motivo muito importante para sair.
Em Cabul, capital do país, o decreto não teve efeito imediato, uma vez que muitas afegãs continuaram a andar pelas ruas com o rosto descoberto ou escondendo-o com máscara.