O novo emissário dos Estados Unidos da América (EUA) para o Afeganistão, Thomas West, tem agendada uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Amir Khan Muttaqi, para esta quinta-feira, 11 de novembro. O encontro irá decorrer em Islamabad, no Paquistão, país vizinho do território afegão.
A informação foi avançada por fontes paquistanesas e norte-americanas à “France Presse”, tendo as mesmas preferido manter o anonimato. Segundo uma fonte paquistanesa, o objetivo da reunião é “encontrar os meios para impedir uma crise humanitária no Afeganistão”.
Esta será a primeira deslocação de West à região depois de ter sido nomeado para o cargo que foi ocupado pelo negociador Zalmay Khalilzad. O emissário assumiu funções no passado mês de outubro, tendo já previstas viagens à Rússia e à Índia, segundo fontes norte-americanas.
“Vamos continuar a esclarecer, com os nossos parceiros, os vários assuntos necessários junto dos talibãs ou de qualquer futuro governo do Afeganistão”, declarou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price, na segunda-feira, 08 de novembro.
Thomas West está esta semana em Bruxelas, onde tem debatido com os responsáveis da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN/NATO) temas relacionados com o Afeganistão.