O governo talibã lançou uma nova regra no Afeganistão. Segundo o próprio, as mulheres estão proibidas de aparecer em programas de entretenimento, incluindo novelas.
Já as apresentadoras de programas de informação vão ter de passar a usar lenço na cabeça enquanto estiverem a ser filmadas. Esta medida marca mais um retrocesso na liberdade do sexo feminino desde que o grupo militante tomou o poder, a 15 de agosto.
O Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício do país emitiu oito diretrizes sobre o que pode ser veiculado. As primeiras restrições deste género são impostas à rede de comunicação social do país.
É igualmente imposto aos homens que aparecem na televisão o uso de “roupas adequadas”. No entanto, as diretrizes não especificam as roupas que são consideradas “adequadas”.
Foi ainda referido que filmes em oposição à lei islâmica e aos valores afegãos não devem ser transmitidos, nem filmes estrangeiros e nacionais que “promovam cultura e valores estrangeiros”. Quanto a programas de entretenimento e comédia, “não devem ser baseados no insulto aos outros”, nem “para o insulto à dignidade humana e aos valores islâmicos”.
No governo anterior dos talibãs, de 1996 a 2001, a televisão e outros meios de comunicação foram proibidos.