Afeganistão: Mulheres proibidas de aparecer em programas de entretenimento

O governo talibã lançou uma nova regra no Afeganistão. Segundo o próprio, as mulheres estão proibidas de aparecer em programas de entretenimento, incluindo novelas. 

Já as apresentadoras de programas de informação vão ter de passar a usar lenço na cabeça enquanto estiverem a ser filmadas. Esta medida marca mais um retrocesso na liberdade do sexo feminino desde que o grupo militante tomou o poder, a 15 de agosto. 

O Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício do país emitiu oito diretrizes sobre o que pode ser veiculado. As primeiras restrições deste género são impostas à rede de comunicação social do país. 

É igualmente imposto aos homens que aparecem na televisão o uso de “roupas adequadas”. No entanto, as diretrizes não especificam as roupas que são consideradas “adequadas”

Foi ainda referido que filmes em oposição à lei islâmica e aos valores afegãos não devem ser transmitidos, nem filmes estrangeiros e nacionais que “promovam cultura e valores estrangeiros”. Quanto a programas de entretenimento e comédia, “não devem ser baseados no insulto aos outros”, nem “para o insulto à dignidade humana e aos valores islâmicos”

No governo anterior dos talibãs, de 1996 a 2001, a televisão e outros meios de comunicação foram proibidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: PR sugere debate sobre financiamento do ensino superior

Cabo Verde: PR sugere debate sobre financiamento do ensino superior

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propôs nesta segunda-feira, 22 de novembro, um debate “sério e aprofundado” sobre…
Moçambique: Mueda recebe mais deslocados após novos ataques

Moçambique: Mueda recebe mais deslocados após novos ataques

Os distritos de Macomia, Mueda, Muidumbe e Nangade foram novamente alvos de ataques terroristas.  A situação está a fazer com que o distrito de Mueda, no…
Angola: PRS defende maior atenção aos problemas sociais do povo

Angola: PRS defende maior atenção aos problemas sociais do povo

O secretário-geral do Partido de Renovação Social (PRS), Rui Malopa Miguel, considera que o Governo angolano deve dar maior atenção aos problemas…
Timor-Leste tem falta de mecanismos de transparência

Timor-Leste tem falta de mecanismos de transparência

Os deputados da Comissão F, de Saúde, Segurança Social e Igualdade de Género disseram, através de comentários feitos no relatório parlamentar de análise…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin