O regime talibã no Afeganistão proibiu as mulheres de visitarem parques públicos a partir desta terça-feira, 08 de novembro. A informação foi avançada por representantes do parque Habib Zazai, um dos maiores de Cabul, capital do país.
Os representantes citaram o Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício do Afeganistão. Essa pasta do Governo, controlado pelos talibãs, emitiu a diretiva para todos os parques, de acordo com a administração do Habib Zazai, que pediu desculpas aos visitantes.
Entretanto, ativistas pelos direitos das mulheres afegãs já reagiram ao sucedido. “Os Talibãs não querem que as mulheres sejam independentes. Eles trancam-nas nas suas casas para que parem de participar em atividades sociais e para que as mulheres desapareçam gradualmente da sociedade”, declarou a ativista Hila Mujtaba à “Sputnik”.
Já no início desse mesmo dia, o porta-voz do Ministério da Virtude, Akif Muhajir, declarou que o Governo decidiu proibir as casas de banho públicas femininas por serem contrárias à sharia, sistema legal religioso baseado no Islã.