O Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) para Coordenação de Assuntos Humanitários alertou para as graves condições em que se encontra o povo afegão, devido ao inverno intenso.
Esta situação climática atual, que inclui nevascas e chuvas fortes, tem dificultado as operações humanitárias no Afeganistão. A neve tem suspendido voos de chegadas e de partidas no aeroporto da capital afegã, Cabul.
De acordo com a entidade da ONU, a previsão dos serviços meteorológicos é de mais neve e baixas temperaturas nos próximos dias. Isso dificultará o desempenho dos trabalhadores humanitários na execução de ajuda essencial e distribuição de itens básicos à população do Afeganistão.
Em dezembro foram cerca de sete milhões as pessoas beneficiadas com a entrega de assistência humanitária e de comida por todo o país, segundo o Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários.
A mesma fonte indica que muitas famílias em várias áreas do Afeganistão irão receber kits para o inverno, com itens para atenuar o frio intenso, além de assistência em dinheiro.