Os talibãs anunciaram uma nova medida para o Afeganistão, sendo esta a proibição total do uso de moedas estrangeiras no país. Trata-se de uma regra que deverá agravar ainda mais a crise económica local, numa altura em que o país se encontra à beira do colapso após a retirada abrupta do apoio internacional.
De acordo com a “‘Aljazeera”, o anúncio aconteceu horas depois de um ataque coordenado com arma e bomba no maior hospital militar do Afeganistão em Cabul. Este incidente resultou na morte de pelo menos 19 pessoas e em dezenas de feridos.
“O Emirado Estado Islâmico instrui todos os cidadãos, lojistas, comerciantes, empresários e o público em geral a (…) conduzir todas as transações no Afeganistão e evitar estritamente o uso de moeda estrangeira”, pode ler-se no comunicado divulgado.
Os talibãs alertaram que “qualquer pessoa que violar esta ordem enfrentará uma ação legal”.
O uso de dólares americanos é frequente nos mercados deste país asiático. Já as áreas de fronteira usam a moeda de países vizinhos, como o Paquistão, para o comércio.