O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hosein Amir Abdolahian, ofereceu ajuda humanitária e política ao vizinho Afeganistão numa reunião em Teerão, capital iraniana, com o homólogo afegão, Amir Khan Muttaqi.
O encontro decorreu neste domingo, 09 de janeiro. Tratou-se da primeira visita do responsável afegão ao Irão desde que os talibãs tomaram o poder, a 15 de agosto do ano passado.
“Além de continuar com a ajuda humanitária, o Irão irá também utilizar a sua capacidade regional para aliviar os problemas do povo afegão”, afirmou Abdolahian na reunião, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, citado pela “Lusa”.
“Os bens do Afeganistão devem ser libertados por razões humanitárias, para ajudar a melhorar a situação económica dos afegãos”, acrescentou a mesma fonte. Trata-se de uma crítica aos Estados Unidos da América, que bloquearam ao regime talibã o acesso aos recursos financeiros do Afeganistão, um problema que o Irão enfrenta igualmente devido às sanções norte-americanas.
Recorde-se que o Irão disse recentemente que estava longe de aceitar o regime dos talibãs no Afeganistão.