Afeganistão recebe camiões de combustível do Irão

O representante especial do Irão em Cabul, Hassan Kazemi Qomi, informou que o Teerão, capital iraniana, permitiu que camiões de combustível fossem para o Afeganistão.

“Para atender às necessidades do povo afegão no inverno e a pedido das autoridades afegãs, foi emitida uma autorização para que camiões a diesel passem pelo Afeganistão através do território iraniano por um período de três meses”, escreveu Qomi na rede social Twitter no domingo, 23 de janeiro. 

O gabinete do vice-primeiro-ministro do regime talibã anunciou no início de janeiro que o Comité Económico do grupo reuniu-se com especialistas e autoridades locais para discutir a importação de petróleo e gás de países vizinhos, incluindo o Irão. O estabelecimento de um mercado comum com Teerão estava igualmente na agenda.

Esta ajuda é importante para o Afeganistão, uma vez que o país sofre uma crise de energia, o que leva a cortes de energia frequentes na capital, Cabul. A situação pode piorar à medida que o inverno avança.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…