A Arábia Saudita enviou nesta quinta-feira, 16 de dezembro, a primeira ajuda humanitária para o Afeganistão desde que o país voltou a ser controlado pelos talibãs, que subiram ao poder a 15 de agosto. Foram fretados seis aviões para encaminharem 197 toneladas de ajuda, segundo a “Lusa”.
O centro de ajuda humanitária e de socorro do rei Salman (KSRelief) terá encaminhado mais de 65 toneladas de bens diversos, incluindo 1.647 cabazes alimentares, avançou a agência oficial “Spa”. No total foram 197 toneladas enviadas, de acordo com o responsável do KSRelief, Abdallah al-Rabeeah.
A mesma fonte avançou que vão ser ainda enviados cerca de 200 camiões de ajuda a partir do Paquistão. Isto acontece depois de uma cimeira realizada na terça-feira, dia 14, em Riade, onde as monarquias árabes do Golfo Pérsico comprometeram-se “a mobilizar os esforços internacionais para fornecer ajuda humanitária ao povo afegão e melhorar a sua situação económica”.
A Organização das Nações Unidas já afirmou que mais de metade dos 38 milhões de afegãos enfrentam escassez alimentar “severa”. Para tentarem obter ajuda internacional, os líderes talibãs estão a tentar mostrar-se, em alguns aspetos, um pouco mais moderados.