Os talibãs anunciaram nesta sexta-feira, 24 de setembro, que mataram a tiro oito supostos integrantes do grupo jihadista Estado Islâmico. A ação aconteceu enquanto realizavam diversas operações realizadas no leste do Afeganistão, em resposta a atentados registados nos últimos dias.
O grupo jihadista tinha reivindicado esses ataques, feitos através de várias explosões no fim de semana passado, dos quais resultaram nove mortos e 25 feridos, entre os quais integrantes dos talibãs.
“Os mortos pertencem ao Estado Islâmico e faleceram nas últimas 24 horas, na cidade de Jalalabad e no distrito de Achin”, na província de Nangarhar. A informação foi confirmada à “Agência Efe” pelo diretor do escritório de Cultura e Informação da região, Hanif Nangarhari.
Os oito cadáveres dos alegados integrantes do Estado Islâmico foram encaminhados para o hospital da província de Nangarhar, de acordo com um funcionário da Direção de Saúde Pública local, que pediu para ser mantido no anonimato.
Estes ataques reivindicados pelo grupo jihadista foram os primeiros a acontecer no Afeganistão desde que os talibãs tomaram posse do país, a 31 de agosto. Recorde-se que tal aconteceu com a retirada de militares dos Estados Unidos da América e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa).