Os líderes do grupo Talibãn, que recentemente tomou Cabul no Afeganistão, disse esta terça-feira que queriam que todas as evacuações estrangeiras do país fossem concluídas até o prazo final de 31 de agosto e que não concordariam com uma prorrogação.
O grupo islâmico garantiu também aos milhares de afegãos que esperam no aeroporto de Cabul, na esperança de embarcar em voos de evacuação, que não tinham nada a temer e que poderiam voltar para casa. “Nós garantimos a segurança deles”, disse o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid.
As tropas ocidentais estão a trabalhar freneticamente para conseguir evacuar o maior número de cidadãos estrangeiros e afegãos para fora do país. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enfrenta agora uma pressão crescente para negociar mais tempo para o transporte aéreo.
Os líderes dos países do G7 – Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos – devem se reunir virtualmente durante o dia de hoje para discutir a crise e estratégias de cooperação.