A Humans Right Watch (HRW) informa que os talibãs no Afeganistão executaram sumariamente ou fizeram desaparecer mais de 100 ex-polícias ou agentes de serviços de informação desde que chegaram ao poder em Cabul, a 15 de agosto.
No relatório desta organização não governamental, cujo título é “Sem perdão para pessoas como vocês” e que foi divulgado nesta terça-feira, 30 de novembro, é mencionado o desaparecimento de 47 antigos membros das Forças de Segurança Nacional afegãs, incluindo militares, polícias e membros de serviços de informações. Os visados tinham-se rendido ou sido detidos pelos talibãs entre 15 de agosto e 31 de outubro deste ano.
O documento inclui também informações sobre mais de 100 assassínios de ex-funcionários governamentais afegãos nas regiões de Ghazni, Helmand, Kandahar e Kunduz.
“A amnistia prometida pelos líderes talibãs não impediu que os comandantes locais executassem sumariamente ou fizessem desaparecer ex-membros das forças de segurança afegãs”, declarou à “Lusa” a diretora associada da HRW para a Ásia, Patricia Gossman.