Ásia

Agravamento de incêndios na Indonésia leva de novo a encerramento de escolas

A Indonésia alertou esta terça-feira os seus cidadãos para o reaparecimento de fumo sufocante originado pelos incêndios florestais, enquanto várias províncias encerraram as escolas devido ao agravamento da qualidade do ar.

O padrão climático de El Niño neste ano intensificou os incêndios anuais na estação seca, geralmente causados pela queima de florestas e matas para agricultura, incluindo plantações.

O número dos pontos quentes em partes das ilhas Sumatra e Bornéu aumentou na semana passada, apesar das chuvas, informou a agência meteorológica da Indonésia em comunicado, alertando que os moradores devem estar atentos à poluição.

Um total de 1.547 pontos quentes, que indicam fogos ou maior risco de incêndio, foram detetados em seis províncias, informou a agência, acrescentando que o fumo pode afetar mais províncias, dependendo da direção do vento.

“Como medida de proteção contra a poluição atmosférica, todos os estudantes, professores e funcionários administrativos são instruídos a usar máscaras faciais enquanto estão nas escolas e a caminho de e para as escolas”, disse o porta-voz do governo Abu Bakar.

Durante meses, a Indonésia enviou milhares de pessoas para combater os incêndios, utilizando dezenas de aeronaves para realizar bombardeamentos de água e esforços e semear nuvens para desencadear chuvas.

A agência de desastres da Indonésia disse no mês passado que esperava que a chegada da estação das chuvas – prevista para esta época – acabasse com os incêndios que afetaram mais de 320.000 hectares de florestas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo