O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Qin Gang, vai participar numa reunião tripartida com o Paquistão e o Afeganistão. O encontro está marcado para este sábado, 06 de maio, em Islamabade, capital paquistanesa.
A informação foi confirmada pela porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning. Trata-se do sexto encontro neste formato, criado em 2017, mas é o primeiro desde que os talibãs chegaram ao poder no Afeganistão, em agosto de 2021. Na reunião irá estar presente o ministro dos Negócios Estrangeiros talibã, Amir Khan Muttaqi.
Ainda de acordo com Mao Ning, o ministro chinês ficará no Paquistão entre 05 e 06 de maio, onde espera “trocar opiniões” sobre a situação no Afeganistão e sobre a cooperação entre os três países.
A China é um dos poucos países que mantém contacto direto com Cabul desde a retirada das tropas dos Estados Unidos da América, apesar do governo talibã não ser reconhecido pela comunidade internacional.
O gigante asiático e o Paquistão já demonstraram interesse em incluir o Afeganistão no projeto de infraestruturas designado como Corredor Económico China-Paquistão (CPEC), uma rota comercial para ligar a cidade chinesa de Kasghar ao porto paquistanês de Gwadar (sudoeste), no Baluchistão. Este projeto oferece a Pequim uma porta de entrada para o Mar Arábico.