O Presidente da China, Xi Jinping, vai iniciar a visita à Rússia com um almoço informal com o homólogo russo, Vladimir Putin. O encontro está marcado para esta segunda-feira, 20 de março, dia em que o governante chinês aterra no país.
Jinping ficará três dias na Rússia, sendo esta terça-feira, 21 de março, o “dia das negociações”, onde os dois líderes darão uma conferência conjunta. A informação foi avançada pelo porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.
Recorde-se que os Presidentes reuniram-se pela última vez em setembro do ano passado, à margem da cimeira da Organização de Cooperação de Xangai, no Uzbequistão. Nessa altura, Xi expressou a Putin “questões e preocupações” sobre a guerra na Ucrânia, de acordo com o Presidente russo.
A China tem afirmado ser neutra no conflito, com Pequim a recusar-se a criticar a invasão da Ucrânia. No entanto, condenou a imposição de sanções a Moscovo e acusou o Ocidente de provocar o conflito e “alimentar as chamas”, ao fornecer à Ucrânia armas para sua defesa.
Os Estados Unidos da América estão preocupados com a possibilidade de Jinping reiterar a proposta chinesa de um cessar-fogo durante o seu encontro com Putin, uma hipótese que Washington considera que apenas serviria para a Rússia consolidar os avanços que tem feito no território ucraniano.