China: População compra todo o tipo de recursos para se proteger da poluição atmosférica

Depois de vários dias de céu azul que tem acompanhado o Ano Novo Lunar, regressou esta semana a característica poluição atmosférica ao norte da China, desencadeando o uso de máscaras e a utilização de purificadores de ar, à medida que os níveis das partículas ultrapassam em dez vezes, os níveis máximos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)

O governo chinês diz estar a tomar medidas para atenuar a neblina, limitando o consumo de carvão em Pequim em cerca de 30 por cento, e ameaçando ações legais contra as entidades locais poluentes, tais como através de cortes nas indústrias do carvão e do aço.

O agravamento da poluição atmosférica só é “bom” para um sector: os produtores de produtos antipoluição. A gama de profilaxia tem aumentado bastante ao longo dos últimos anos.

Compostos com “polygonatum, kumquat, lírio e o crisântemo” são tidos pelos fabricantes como produtos que aliviam os efeitos da exposição à poluição atmosférica. Profissionais da Medicina Tradicional Chinesa (TCM) não estão surpreendidos. No entanto, Liu Quanqing, presidente do Hospital de Pequim de TCM, disse em declarações à imprensa chinesa que a mistura de tais substâncias “não é aconselhável” e que “tomadas com muita frequência podem causar problemas de saúde”.

Mas não é apenas chás que têm eficácia duvidosa. A plataforma de comércio online da China, Taobao – equivalente à eBay ou Amazon – está cheia de produtos estranhos. Há janelas e árvores anti-fumo. Por 5.000 dolares pode-se comprar um camião montado com canhão de água anti-fumo que drena as partículas do ar. Inversamente, há também o incenso do anti-fumo, para aqueles que querem literalmente combater fumos com fumos. Para os céticos, máscaras faciais e purificadores de ar continuam a ser as escolhas preferidas, e a China tem feito progressos importantes com ambos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Grok 4 da xAI destaca-se em testes de IA, mas polémicas persistem

Grok 4 da xAI destaca-se em testes de IA, mas polémicas persistem

A xAI, empresa de Elon Musk, lançou o Grok 4, o seu modelo mais recente de inteligência artificial, que tem…
Moçambique: Membro da PRM e dois Namparamas morrem após confrontos em Nampula

Moçambique: Membro da PRM e dois Namparamas morrem após confrontos em Nampula

Confrontos entre a Polícia da República de Moçambique (PRM) e membros do grupo Namparama, ocorridos na sexta-feira (11), na província…
Dinamarca: Estudo revela que poluição do ar pode aumentar risco de tumor cerebral benigno

Dinamarca: Estudo revela que poluição do ar pode aumentar risco de tumor cerebral benigno

Um novo estudo realizado na Dinamarca sugere que a exposição contínua à poluição atmosférica, especialmente às partículas ultrafinas emitidas por…
UNICEF denuncia ataque mortal contra famílias que aguardavam ajuda humanitária em Gaza

UNICEF denuncia ataque mortal contra famílias que aguardavam ajuda humanitária em Gaza

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) condenou veementemente o assassinato de civis durante a distribuição de ajuda…