China propõe reforço de cooperação com CPLP

O primeiro-ministro da China avançou com propostas para o reforço da cooperação com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Li Keqiang defendeu a paz e a estabilidade nos países lusófonos.

Segundo a “Forbes Africa”, foram apresentadas três propostas, com o objetivo de cooperar face “à incerteza e instabilidade mundial”. Keqiang considera que os países da CPLP devem “defender a paz e a estabilidade na região”, bem como “vencer a pandemia” da Covid-19 e “persistir na abertura e cooperação”.

“Defender a paz e a estabilidade num momento de conflitos e caos nas vidas dos povos é uma das receitas para o desenvolvimento. Proponho também uma manutenção de esforços conjuntos para vencermos a pandemia e que devemos persistir na abertura e cooperação com os países da CPLP”, disse.

As declarações foram feitas durante a intervenção do governante chinês, a partir de Pequim, por videochamada, na cerimónia de abertura da reunião extraordinária ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Recorde-se que em 2003 a China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como plataforma para a cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa e criou o Fórum de Macau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin