Com os EUA a focarem-se no EI e nos talibã, a Al Qaeda reemerge

Campos de treino da Al Qaeda estão a surgir no Afeganistão, obrigando as agências de inteligência americanas a avaliar se podem voltar a ser terreno para ataques contra os Estados Unidos. A maior parte dos campos não são tão grandes como aqueles que Osama bin Laden construiu antes dos ataques de 11 de setembro de 2001.

A resiliência mortal de Al Qaeda no Afeganistão surpreende as autoridades americanas e afegãs. Até agora, as autoridades americanas tinham-se focado nos últimos altos dirigentes remanescentes da Al Qaeda, escondidos ao longo da fronteira do Afeganistão com o Paquistão.

Pelo menos em público, a administração americana tem falado pouco sobre o novo desafio ou a sua estratégia para confrontar a ameaça da Al Qaeda, ao mesmo tempo que ajuda o governo afegão a confrontar a ameaça mais iminente, a onda de ataques violentos dos Talibãs, a rede Haqqani e um novo desdobramento do Estado Islâmico.

Um funcionário do governo afirmou que o aumento da atividade de al-Qaeda foi mais o resultado de operações militares paquistanesas que empurraram os rebeldes através da fronteira para o Afeganistão, do que a Al Qaeda a alistar novos recrutas afegãos dentro do país. Em outubro, comandos americanos e afegãs, apoiados por dezenas de ataques aéreos americanos, atacaram um campo de treino da Al Qaeda na parte sul do país, que as autoridades militares disseram que foi um dos maiores já descobertos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebeu nesta quinta-feira, 17 de junho, 4.6 biliões de meticais da Alemanha para o setor da Educação e obras públicas. A…
Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

O “Jornal de Angola” escreve que a “Taxa de desemprego cai para 30,5 por cento”. De acordo com o “Portal de Angola”,…
Fábia Rebordão - "Má Onda" é o segundo single de apresentação do disco "Eu Sou"

Fábia Rebordão - "Má Onda" é o segundo single de apresentação do disco "Eu Sou"

Depois do êxito de “Rumo ao Sul”, “Má Onda” é agora o segundo tema do novo álbum “Eu Sou” de…
Timor-Leste: Analisado reinício dos voos comerciais

Timor-Leste: Analisado reinício dos voos comerciais

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, instruiu o ministro dos Transportes e Comunicações, José Agustinho, para que analisasse a possibilidade de retomar os voos comerciais no…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin