Ásia | Crise

Coreia do Norte ameaça EUA com armas nucleares e promete mais testes

Pyongyang pode lançar um ataque nuclear preventivo contra os EUA se vir que Washington planeia ter como alvo a Coreia do Norte, afirmou um funcionário norte-coreano, acrescentando que o país é capaz de realizar mais testes nucleares.

“Os EUA têm armas nucleares fora da nossa costa, tendo como alvo o nosso país, a nossa capital e o nosso Querido Líder, Kim Jong-un” disse Lee Yong-pil, diretor do Instituto do Ministério do Exterior de Estudos Americanos.

De acordo com o oficial de Pyongyang, a Coreia do Norte “não vai voltar atrás, enquanto houver uma ameaça nuclear” à Coreia do Norte a partir dos EUA.

Lee declarou ainda que a política nuclear da Coreia do Norte foi motivada pelos exercícios militares “cada vez mais agressivos” realizados por Seul e Washington. Pyongyang poderá realizar “um sexto, um sétimo ou um oitavo” teste nuclear, acrescentou.

As tensões na península coreana aumentaram desde o início de 2016, com a Coreia do Norte a realizar testes nucleares e lançamento de mísseis balísticos, violando as resoluções da ONU.

A situação piorou desde a recente decisão de Washington de implantar sofisticados bombardeiros com capacidade nuclear na sua base em Guam, no Pacífico ocidental e o anúncio da implantação de sistemas de mísseis THAAD na Coreia do Sul.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo