Ásia | Segurança

Coreia do Norte: Falhou teste de lançamento de míssil de médio-longo alcance

A Coreia do Norte fez esta manhã um teste falhado de um míssil de médio-longo alcance capaz de atingir bases norte-americanas num raio até à ilha de Guam, no Pacífico, anunciou a Coreia do Sul.

O míssil, que se acredita ser um Musudan foi lançado de Kusong, cidade ocidental da Coreia do Norte, onde o regime norte-coreano tentou no sábado, sem sucesso, disparar um míssil do mesmo tipo  com um alcance entre 2.500 e 4.000 quilómetros, que poderia atingir as bases norte-americanas de Okinawa, no Japão, e Guam, no Pacífico. Esta é a oitava tentativa norte-coreana em sete meses de lançar um projétil com um alcance de 3.000 km.

Um Musudan lançado em junho pela Coreia do Norte tinha percorrido cerca de 400 quilómetros, mais de metade da distância com o Japão.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou o teste anterior, no sábado passado, numa altura em que pondera novas sanções contra Pyongyang por causa do quinto ensaio nuclear da Coreia do Norte, realizado a 9 de setembro.

Horas antes do teste, os Estados Unidos e a Coreia do Sul concordaram em reforçar os seus esforços militares e diplomáticos para combater os programas balísticos e nucleares da Coreia do Norte, nomeadamente através da implantação de um sistema antimísseis, uma iniciativa a que se opõe fortemente a China.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo