Ásia | Crise

Coreia do Norte poderá efetuar a qualquer momento novo teste nuclear

Fonte norte-americana disse que imagens satélite recentes revelaram uma atividade anormal no principal local de testes nucleares da Coreia do Norte, sinais que apontam para uma nova detonação subterrânea, que pode ocorrer “a qualquer momento”.

Face à nova ameaça Seul garantiu que o seu país está totalmente preparado caso a Coreia do Norte proceda a mais um teste nuclear, desafiando mais uma vez as sanções da ONU adotadas após o quarto teste nuclear registado em janeiro, disseram as autoridades da Coreia do Sul.

Nas últimas semanas as tensões militares têm aumentado significativamente na península coreana, com o líder norte-coreano Kim Jong-Un a prosseguir com as ameaças de ordenar novos testes e lançamentos de mísseis, em resposta aos exercícios militares em curso da Coreia do Sul e dos Estados Unidos da América.

O Ministério da Unificação do Sul, responsável pelos assuntos inter-coreanos, confirmou também as conclusões norte-americanas que apontam para um novo teste nuclear de Pyongyang. “Acreditamos que um quinto teste nuclear pode acontecer brevemente. O governo está a preparar-se para todas as possibilidades”, disse o porta-voz do ministério Jeong Joon-Hee.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo