Ásia | Segurança

Coreia do Norte: Japão deteta sinais de um possível ensaio de míssel norte-coreano nos próximos dias

A Coreia do Norte prepara-se para lançar um míssil de longo alcance já na próxima semana, segundo a agência de notícias Kyodo. A agência de notícias citou funcionários do governo japonês, que dizem que uma análise de imagens de satélite revelou possíveis sinais de preparação para o lançamento de um míssil.

A 6 de janeiro Pyongyang testou com sucesso uma bomba subterrânea de hidrogénio – o quarto teste nuclear.

Após a condenação internacional imediata, a Coreia do Norte disse que o teste tinha sido realizado “nem para ameaçar ninguém, nem para provocar alguém para um determinado fim”.

No entanto, em seguida, alegou que estava pronto para detonar uma bomba de hidrogénio capaz de aniquilar todo o território dos Estados Unidos da América de uma vez.

A 16 de janeiro, Pyongyang emitiu outra declaração abordando os Estados Unidos da América, na qual definiu as condições que precisam de ser cumpridas para a Coreia do Norte cessar os seus testes nucleares. O “Reino Eremita” exigiu que os Estados Unidos da América parassem os seus “exercícios militares conjuntos” com a Coreia do Sul.

A Coreia do Norte tem repetidamente sublinhado a necessidade de desenvolver uma arma nuclear para evitar a interferência dos Estados Unidos da América em assuntos norte-coreanos, e uma potencial invasão por Washington.

Em agosto de 2015, a Coreia do Norte alertou os Estados Unidos da América que iria “responder adequadamente” se Washington não cancelasse os exercícios militares com Seul, que respondeu que não o iria fazer e não iria deixar os seus compromissos com a Coreia do Sul. 

O aliado da Coreia do Norte, Pequim, já disse que não apoia nenhuma sanção contra a Coreia do Norte.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo