Coreia do Sul propõe a Pyongyang conversações na próxima semana

A Coreia do Sul propôs esta terça-feira à Coreia do Norte a realização de um encontro na próxima semana, para discutir a sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 que começam no próximo mês.

A proposta ocorreu um dia depois de o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, ter dito no seu discurso de Ano Novo que está disposto a enviar uma delegação às Olimpíadas, embora também tenha repetido ameaças nucleares contra os Estados Unidos.

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, interpretou as palavras do homólogo como uma oportunidade para melhorar as tensas relações intercoreanas e, esta terça-feira, o ministro para a Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, anunciou que o Sul propõe que as duas Coreias se encontrem a 9 de janeiro na “aldeia da trégua” de Panmunjom para discutir a cooperação olímpica e como melhorar os laços gerais.

Se as negociações forem realizadas, Cho Myoung-gyon disse que a Coreia do Sul se concentrará primeiro na cooperação olímpica, mas também tentará discutir a restauração de laços entre as Coreias.

No seu discurso de Ano Novo,  Kim Jong Un disse que os Estados Unidos devem estar cientes de que as forças nucleares do seu país são agora uma realidade e não uma ameaça, referindo que tem um “botão nuclear” na sua secretária.

O líder pediu melhores laços e um relaxamento das tensões militares com a Coreia do Sul, dizendo que as Olimpíadas de Inverno podem mostrar o status da nação coreana.

O discurso de Ano Novo é observado de perto pelos analistas pois indica a direção e prioridades que o líder norte-coreano poderá adotar para esse ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Secretário Executivo da CPLP em STP

Secretário Executivo da CPLP em STP

Zacarias Nazaré, Secretário Executivo da CPLP, encontrou-se esta segunda-feira, na capital São-Tomense com Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Edite…
Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

O Banco Mundial divulgou uma pesquisa nesta terça-feira, 15 de março, onde se conclui que mais afegãos passam fome desde…
Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu nesta terça-feira, 15 de março, que a Ucrânia não poderá integrar a NATO. Essa…
Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, sugeriu ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, que exonerasse o Secretário de…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin