Crescem os protestos na Birmânia devido aos homicídios na praia

Os protestos contra a condenação de dois homens birmaneses devido ao homicídio de dois turistas britânicos tem vindo a crescer em Yangon. A secção consular da embaixada tailandesa na capital da Birmânia irá fechar, na sequência dos protestos “inesperados e prolongados”.

Win Zaw Zaw Htun e Lin foram condenados à morte na semana passada devido aos homicídios, em 2014, de David Miller e Hannah Witheridge. A polícia tailandesa negou as acusações de que os dois homens foram forçados a confessar. Muitas pessoas acreditam que os homens são bodes expiatórios do crime. Os trabalhadores emigrantes condenados negaram ter matado os turistas, dizendo que eles foram forçados pela polícia tailandesa a confessar sob coação.

A Tailândia tem muitos trabalhadores emigrantes birmaneses, geralmente em trabalhos de baixa remuneração  Depois do veredicto, centenas de pessoas participaram nos protestos que começaram em frente à embaixada tailandesa em Yangon, bem como em algumas cidades em toda a Tailândia, após a decisão judicial, pedindo a libertação dos homens. O chefe do exército da Birmânia, general Min Aung Hlaing pediu para o caso ser revisto, e o primeiro-ministro da Tailândia ,general Prayuth Chan-ocha, disse que os homens tinham o direito a recurso, segundo a imprensa local.

Hannah Witheridge, 23 anos, de Norfolk, e David Miller, 24 anos, de Jersey, foram encontrados mortos na ilha de Koh Tao a 15 de setembro de 2014. O porta-voz da polícia tailandesa, Gen Dejnarong Suthichanbancha, tem defendido o inquérito dizendo que “foi feito de forma transparente e em conformidade com as normas internacionais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo e Parlamento analisam combate à Covid-19

Timor-Leste: Governo e Parlamento analisam combate à Covid-19

O Governo timorense foi ao Parlamento nesta segunda-feira, 14 de junho, para debater a estratégia nacional de prevenção e combate…
Covid-19: Portugal regista mais duas mortes e 973 infetados

Covid-19: Portugal regista mais duas mortes e 973 infetados

O boletim epidemiológico, divulgado pela Direção Geral da Saúde esta terça feira, refere que o número de casos confirmados de…
Guiné-Bissau: Venda de passaportes em França será investigada em Bissau

Guiné-Bissau: Venda de passaportes em França será investigada em Bissau

O Ministério Publico guineense abriu um processo-crime após a revelação da atribuição e venda ilegal de passaportes diplomáticos da Guiné-Bissau…
Angola: UNITA preocupada com aumento de criminalidade

Angola: UNITA preocupada com aumento de criminalidade

O grupo parlamentar da UNITA divulgou uma nota de imprensa onde menciona, entre as ocorrências criminais, efetivos da Polícia Nacional que têm…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin