Filipinas: Exército mata 42 militantes islamitas em combates no sul

Três soldados foram mortos e 11 ficaram feridas quando as forças militares filipinas tomaram o bastião duma afiliada da Jemaah Islamiyah, uma rede do Sudeste Asiático de militantes islamitas, na província de Lanao del Sur.

O porta-voz filipino, Major Filemon Tan, falou aos jornalistas por via telefónica contando que o exército filipino conseguiu penetrar a barreira terrorista dos rebeldes na passada quinta-feira, tendo causado a morte de cerca de 42 militantes.

Filemon Tan, contou que, na sexta-feira, o exército bombardeou o território rebelde, perto da cidade de Butig, com morteiros de 105-mm, enquanto aviões da Força Aérea lançavam bombas e helicópteros disparavam rockets, na base do maior grupo rebelde muçulmano, a Frente de Libertação Islâmica de Moro (MILF).

No entanto, de acordo com o militar, a Frente de Libertação Islâmica do Moro não quis entrar em conflito e ajudou cerca de 8.000 pessoas deslocadas de suas casas quando o confronto teve início a 20 de Fevereiro.

As Filipinas assinaram um acordo de paz com o MILF, em Março de 2014 que pôs fim a um conflito de durava já há 45 anos e matou mais de 120.000 pessoas, deslocou 2 milhões e atrofiou o crescimento do sul, pobre, mas rico em recursos.

As autoridades militares e a polícia acreditam que algumas facções rebeldes muçulmanas, incluindo o pequeno mas violento grupo Abu Sayyaf, prometeram fidelidade ao ISIS no Iraque e Síria, mas dizem não ter encontrado provas disso.

Os militares perseguem em Mindanao, o grupo Abu Sayyaf, que mantem em cativeiro vários estrangeiros, incluindo um japonês, um holandês, dois canadianos e um norueguês.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu um estudo inovador que revela como algumas doenças crónicas, associadas ao…
Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

O Parlamento Nacional aprovou, na última quarta-feira, em votação final global, a proposta de alteração à Lei da Organização Judiciária.…
Cabo Verde:  Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

Cabo Verde: Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

As localidades de Achada Leite, no concelho de Santa Catarina, e Buguenti, em São Lourenço dos Órgãos, receberam na passada…
Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Os deputados da Assembleia da República de Moçambique doaram, esta quarta-feira, ao Conselho Executivo Provincial de Nampula, mais de 40…