As autoridades de Medan, no norte de Sumatra, colocaram 68 pessoas que chegaram da China no início deste mês, em quarentena durante duas semanas como precaução para evitar que o surto de coronavírus chegue à Indonésia.
Alwi Hasibuan, chefe do departamento de saúde de Sumatra do Norte, disse esta terça-feira que os 68 indivíduos chegaram da China a 01 de fevereiro pelo Aeroporto Internacional de Kualanamu, um dia antes do governo fechar as suas fronteiras para todos os viajantes provenientes da China. “Foram colocados em quarentena porque vieram da China“, disse Alwi.
Os indivíduos estão ainda proibidos de sair de casa ou interagir com os membros da família. Também estão obrigados a usar uma máscara facial o tempo todo e são examinados por médicos que os visitam em intervalos regulares para monitorizar a sua condição.
“Eles estão de boa saúde e não mostraram sinais suspeitos, mas continuaremos a quarentena conforme estabelecido“, informou Alwi.
O governo indicou que as pessoas suspeitas de terem contraído o coronavírus ficariam em quarentena por pelo menos 14 dias. Entre as pessoas em quarentena em Medan estão cinco cidadãos chineses que trabalham no projeto hidrolétrico de Kandibata, no distrito de Tanah Karo, em North Sumatra.
A Indonésia ainda não registou nenhum caso de infecção por coronavírus, embora mais de 43.100 pessoas já tenham sido infectadas pelo vírus em todo o mundo e o número de mortos devido ao surto tenha ultrapassado 1.000 esta terça-feira.
A maioria dos casos relatados de infecção e quase todas as mortes ocorreram na China continental, mas o surto provocou pânico nos países vizinhos de Singapura, Tailândia e Malásia.
A Indonésia repatriou 238 de seus cidadãos de Wuhan, o epicentro do novo surto do coronavírus 2019-nCoV na província de Hubei, na China, a 2 de fevereiro e colocou-os todos em quarentena na Ilha Natuna.
No sábado, o governo levantou o alerta de viagem para Singapura, instando os cidadãos da cidade a evitar atividades externas desnecessárias, manter a forma e cuidar da sua higiene pessoal.