Ásia | Diplomacia

Indonésia adverte que a sua soberania sobre Papua tem de ser respeitada

O ministro da Defesa da Indonésia alertou outros países a respeitar a soberania de seu país sobre a conturbada região de Papua, enquanto as reuniões com os ministros australianos terminaram em acordo mútuo sobre a forte relação bilateral.

Ryamizard Ryacudu disse que a Indonésia “nunca interrompeu ou causou perturbações noutros países” e espera o mesmo de outras nações sobre Papua e o seu movimento de independência de longo prazo. “Há países que se estão envolver na questão de Papua. Para nós, Papua é [parte] da República Unida da Indonésia. A República Unida da Indonésia estende-se de Sabang [em Sumatra] a Papua. Não há outra solução, é isso, é mesmo assim”, disse Ryacudu em Sidney na segunda-feira.

Ryacudu, que foi chefe de gabinete do exército indonésio (TNI) e comandante do Comando Estratégico do exército, foi a Sydney com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Retno Marsudi, para uma reunião com a Mininstra dos Negócios Estrangeiros australiana, Julie Bishop, e a ministra da Defesa Marise Payne.

Bishop confirmou que Papua foi discutido durante as negociações e reiterou que a Austrália respeita a soberania da Indonésia sobre Papua. “Sobre a questão de Papua, sim, foi parte das nossas discussões. Tivemos uma discussão geral sobre as questões regionais, sobre questões do Pacífico e a Austrália reafirmou, como temos feito em muitas ocasiões, publicamente e em particular, o nosso apoio incondicional e respeito pela soberania da Indonésia, a este respeito “, afirmou Bishop.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo