Indonésia: Aeroportos em alerta para Monkeypox, caso raro de varíola

A Indonésia emitiu um alerta de viagem e colocou os seus aeroportos em alerta vermelho depois de um caso raro de varíola ter sido detetado no país vizinho, Singapura. A cidade-estado é a segunda maior fonte de visitantes estrangeiros da Indonésia e também o principal destino dos indonésios que viajam para o exterior.

Singapura anunciou na semana passada que detetou o primeiro caso de varíola símia no país. Um nigeriano que visitou a pequena nação insular em 28 de abril tinha contraído o vírus depois de consumir carne de caça num casamento na Nigéria.

“Pedimos aos indonésios em Singapura que mantenham a calma e mantenham-se atualizados com as informações mais recentes através da imprensa local e do site do Ministério da Saúde de Singapura”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Indonésia no site safetravel.id, na segunda-feira.

“As pessoas que estão a viajar ou a planear viajar para países da África Central e Ocidental devem manter uma boa higiene, evitar contato direto com animais ou cadáveres infetados e abster-se de comer carne de caça, como macacos, lagartos, crocodilos, cobras etc.”, alertou o ministério.

Os aeroportos internacionais em todo o arquipélago também foram colocados em alerta para intercetar os viajantes que potencialmente estarão contaminados com o vírus.

O aeroporto Medan’s Kualanamu International ligou o seu scanner térmico para controlar os passageiros que chegam da cidade. Passageiros com temperatura corporal acima de 38,5 graus serão examinados no aeroporto e se necessário, enviados para um hospital

O período de incubação do vírus Monkeypox é geralmente entre cinco e 21 dias. Depois disso, uma pessoa infetada começará a apresentar sintomas que incluem febre, dores de cabeça severas, aumento dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e fraqueza, informou o Ministério da Saúde de Singapura.

Erupções cutâneas aparecerão no rosto e depois espalharão para outras partes do corpo. A erupção cutânea começará como manchas vermelhas que se desenvolverão em bolhas preenchidas com fluido transparente. O fluido claro transformar-se-á em pus e as bolhas endurecerão.

Geralmente, demora até três semanas para a erupção desaparecer. A morte acontece em menos de 10% dos casos relatados, disse o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Desrespeitados procedimentos de acesso ao Fundo do Turismo

Cabo Verde: Desrespeitados procedimentos de acesso ao Fundo do Turismo

O ex-administrador do Fundo do Turismo de Cabo Verde, Hernâni Trigueiros, reconheceu nesta semana que os procedimentos de disponibilização de…
Moçambique: Portos movimentaram mais de 63 mil toneladas em 2023

Moçambique: Portos movimentaram mais de 63 mil toneladas em 2023

O Ministério da Economia e Finanças de Moçambique divulgou um relatório que indica que os portos nacionais movimentaram, em 2023,…
Angola: Crédito bruto ao setor não financeiro cresceu 29,68%

Angola: Crédito bruto ao setor não financeiro cresceu 29,68%

O crédito bruto ao setor não financeiro atingiu os 6,22 biliões de kwanzas no passado mês de fevereiro. Este valor…
Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…