Indonésia: Assassinato de dois jornalistas leva à prisão de industrial de óleo de palma

Um executivo indonésio de óleo de palma foi preso por supostamente ordenar a morte de dois jornalistas ativistas que estavam a mediar uma disputa de terras entre a sua empresa e os moradores locais.

O corpo de Maraden Sianipar foi encontrado na semana passada numa vala perto de uma plantação de palmeiras em Labuhan Batu, na província de Sumatra do Norte. A polícia encontrou os restos mortais do seu colega, Maratua Siregar, na mesma área um dia depois. Ambos foram esfaqueados várias vezes.

No sábado, as autoridades de Sumatra do Norte anunciaram a detenção do empresário Wibharry Padmoasmolo por supostamente ter planeado a morte, pagando cerca de 3.000 dólares a quatro homens para cometer os assassinatos.

Padmoasmolo possui uma empresa que produz óleo de palma, um óleo vegetal amplamente utilizado, desde sabão a chocolate. As duas vítimas defendiam os moradores locais que estavam em disputa com a empresa de Padmoasmolo, informou a polícia.

Os assassinatos visavam impedir o envolvimento do casal, segundo as autoridades, que acrescentaram que Padmoasmolo negou a posse da empresa em questão.

Sianipar e Maratua trabalharam juntos para um portal de notícias on-line local antes de se tornarem freelancers em 2017. Um amigo de Siregar disse que recentemente se tornaram conhecidos devido ao seu ativismo em disputas de terras – uma fonte comum de conflito na Indonésia, rica em recursos.

Muitos casos de violência contra jornalistas na Indonésia nunca chegaram a ser solucionados, de acordo com a Independent Journalists Alliance, que registou pelo menos duas dúzias de casos apenas este ano.

A Indonésia ocupa a 124ª posição entre os 180 países no índice mundial de liberdade de imprensa de 2019 publicado pela Reporters Without Borders.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Crédito bruto ao setor não financeiro cresceu 29,68%

Angola: Crédito bruto ao setor não financeiro cresceu 29,68%

O crédito bruto ao setor não financeiro atingiu os 6,22 biliões de kwanzas no passado mês de fevereiro. Este valor…
Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…