Ásia

Indonésia: Autoridades suspeitam que árvores altas causaram o apagão em Java

Várias árvores altas terão causado a enorme queda de energia que afetou dezenas de milhões de pessoas na ilha de Java, na Indonésia, no domingo, de acordo com as conclusões preliminares da polícia.

No domingo, pouco tempo depois de a energia elétrica ter sido interrompida em Jacarta e nas províncias vizinhas de Java Ocidental e Banten, pouco antes do meio-dia, funcionários da concessionária estatal PLN, com sede em Java Central, receberam informações sobre uma sobrecarga de energia na estação de transmissão elétrica de Ungaran, distrito de Gunungpati.

Uma inspeção policial no local levou à conclusão preliminar de que a sobrecarga foi causada por árvores que ficaram muito altas e entraram em contato com os cabos elétricos.

“O dano foi causado por árvores com alturas que excedem o ROW (faixa de passagem para os cabos elétricos) causando um clarão elétrico e o som de uma explosão”, disse Agus Triatmaja, porta-voz da Polícia de Java Central, ontem à noite, conforme citado pelo Detik.

Agus explicou que o ROW exige que nenhum objeto próximo a cabos elétricos ultrapasse uma altura de 8,5 metros para impedir o contato com os cabos. Várias árvores que excederam a linha de frente e que supostamente provocaram a sobrecarga de energia na estação retransmissora foram cortadas, e a polícia colocou uma vedação da polícia ao redor do local.

“O apagão em Jacarta, Banten, Java Ocidental e partes de Java Central foi causado por danos às torres de transmissão de 500 kVA 434-435 em Malon Village, Gunungpati”, acrescentou Agus.

Antes que a Polícia Central de Java divulgasse suas descobertas preliminares, os rumores de que as árvores causaram o apagão já estavam a circular nas redes sociais. A PLN descartou esses rumores considerando-os falsos, mas a empresa estatal de serviços públicos ainda não comentou a declaração da Polícia de Java Central.

Anteriormente, a PLN culpou a enorme paralisação com interrupções em várias grandes instalações de energia em Java. O apagão afetou cerca de 30 milhões de pessoas que vivem na área da Grande Jacarta e dezenas de milhões na metade ocidental de Java.

A falta de energia ocorreu pouco antes do meio-dia de domingo e a energia foi restaurada na maior parte da capital passadas cerca de 12 horas depois.

 

Temas: Internacional | Ásia | Energia

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo