Ásia

Indonésia: Bali reabriu para turistas

Meses após o início da pandemia de Covid-19, Bali reabriu as portas para turistas domésticos no fim de semana, antes de uma reabertura planeada para turistas internacionais em setembro. Mas um recente aumento nos casos de vírus na ilha e um surto na vizinha Java provocaram temores de que esteja a receber turistas cedo demais.

Cerca de 4.000 passageiros chegaram ao aeroporto de Denpasar na sexta-feira e multidões de turistas indonésios inundaram pontos de férias como Sanur Beach no fim de semana.

Apesar de as discotecas e outros locais de entretenimento permanecerem fechados, as praias, templos e outras atrações naturais e culturais estão abertas. As autoridades acreditam que podem manter os visitantes seguros com protocolos de segurança rigorosos.

“Este é um dia histórico, e a decisão de reabrir a ilha não foi tomada às pressas”, disse Luhut Pandjaitan, ministro de Assuntos Marítimos e Coordenação de Investimentos de Bali. A medida foi “tomada depois de levar em consideração o número de pessoas que receberam alta e se recuperaram, a taxa de mortalidade e o fato de que a ilha, em relação à pandemia, agora compreende zonas verdes e amarelas, sem zonas vermelhas”, explicou.

Bali teve 3500 casos confirmados de Covid-19 – significativamente menos que outras províncias da Indonésia – e 48 mortes. No entanto, dois terços dessas mortes relacionadas ao vírus ocorreram desde o início de junho, informou o ABC.

Apesar do receio dos especialistas sobre um grande aumento dos casos de Covid-19, Bali, que depende do turismo, está ansiosa para reiniciar sua economia.

Nos meses em que a Indonésia proibiu os visitantes estrangeiros em março, as empresas locais na ilha têm lutado para sobreviver, com quase todos os hotéis e resorts encerrando as portas alegando ocupação zero.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo