Ásia | Diplomacia

Indonésia, China e Nova Zelândia estreitam laços com o Irão

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da China, Indonésia e Nova Zelândia destacaram nesta sexta-feira o desenvolvimento da cooperação bilateral com o Irão.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, da Nova Zelândia, Winston Peters, e da Indonésia, Retno Marsudi, em reuniões separadas com o ministro iraniano, Mohammad Javad Zarif, pediram uma estreita cooperação com o Irão.

Durante as reuniões que ocorreram à margem da 51ª sessão da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), os governantes destacaram a importância de salvar o acordo nuclear do Irão, também conhecido como Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA) alcançado entre o Irão e o G5 + 1 (os EUA, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha) em 2015.

Também esta sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão reuniu-se com a presidente de Singapura, Halimah Yacob, e com a ministra dos Negócios Estrangeiros do país, Vivian Balakrishnan, onde se encontrava desde quarta-feira para participas da 51ª sessão da ASEAN.

Durante a sua estadia em Singapura, Zarif assinou um documento sobre a adesão do Irão ao Tratado de Amizade e Cooperação no Sudeste Asiático (TAC).

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo