Ásia

Indonésia: Chuvas de monções ajudarão a acabar com incêndios florestais em breve

A agência de mitigação de desastres da Indonésia (BNPB) anunciou que espera que os incêndios florestais que assolam partes da ilha de Sumatra e em Kalimantan, na parte indonésia da ilha de Bornéu, terminem em breve com a chegada da estação das chuvas.

A Indonésia luta há meses contra incêndios florestais, geralmente causados por práticas agrícolas de corte e queima, ao mesmo tempo que o padrão climático El Niño intensifica a estação seca e os incêndios criam uma névoa sufocante em toda a região.

“Referindo-se a um relatório compilado com base nas mais recentes imagens de satélite e observações diretas em campo, pode-se concluir que o episódio de incêndios florestais em 2019 terminará em breve”, declarou em comunicado o porta-voz da BNPB, Agus Wibowo.

A agência meteorológica da Indonésia indica que, com base em imagens de satélite, o número de pontos quentes caiu 78% no período de 26 a 28 de setembro.

Para combater os incêndios, a Indonésia enviou mais de 29.000 operacionais e dezenas de aeronaves para realizar bombardeamentos de água e semear nuvens para desencadear chuvas. A chuva caiu em áreas como Riau, Jambi e South Sumatra, bem como na província de Kalimantan Central, na ilha de Bornéu, informou o BNPB, adiantando que manteria procedimentos de semear nuvens em Sumatra e Kalimantan para otimizar o potencial de chuva.

De acordo com a BNPB mais de 320.000 hectares de floresta arderam de janeiro a agosto deste ano, o que é visto como o pior dano causado a florestas desde 2015.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo