Indonésia cria ‘chuva artificial’ para evitar repetição de incêndios devastadores

O governo indonésio está a criar chuvas artificiais antes do pico da estação seca, numa tentativa para impedir a repetição dos incêndios devastadores que destruíram milhões de acres de florestas e terras no ano passado.

Recorde-se que a neblina tóxica se espalhou pelo sudeste da Ásia, forçando o encerramento de aeroportos e centenas de escolas e provocando um conflito diplomático com a Malásia em setembro do ano passado. Os incêndios destruíram habitats cruciais, contribuíram para um grande aumento nas doenças respiratórias e estima-se que custaram à economia pelo menos 5,2 mil milhões de dólares.

Há receios de que os esforços para impedir incêndios similares este ano possam ser prejudicados por o país ter os seus esforços direcionados para o combate contra o crescente surto de coronavírus.

O ministro do Meio Ambiente informou que a chuva artificial foi implantada com sucesso em áreas propensas a incêndios nos últimos meses, de acordo com relatórios do Jakarta Post. Normalmente, esse processo envolve o envio de explosões de sal para as nuvens que passam, para provocar a precipitação.

Geralmente, estamos bastante preocupados com o desenrolar do clima em junho ou durante o Lebaran [Idul Fitri]. Agora estamos um pouco aliviados, mas precisamos permanecer alertas para a segunda fase crítica no pico da estação seca em agosto. Todas as partes envolvidas devem aumentar a vigilância”, disse Siti.

Os incêndios na floresta e na turfa são frequentemente associados a práticas de corte e queima, através das quais a terra é limpa para o cultivo de palmeiras.

Grupos ambientalistas já tinham acusado as autoridades de não imporem sérias penalidades às empresas de celulose e óleo de palma que tiveram incêndios nas suas terras.

Desde 2015 que foram apresentadas 50 ações civis contra empresas por causar incêndios, mas, destas, apenas 11 chegaram a um veredito final, segundo dados divulgados pelo Jakarta Post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, está a ser acusada em…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin