Jacarta

Indonésia: Governo divulga dados sobre casos de Covid-19 enquanto milhões deixam o epicentro pandémico de Jacarta

Na terça-feira, a Indonésia tinha 4.839 casos de Covid-19 confirmados através do teste de reação em cadeia da polimerase (PCR), informou Achmad Yurianto, o porta-voz da Task Force Covid-19.

Esta foi a primeira vez que o governo central divulgou o número, apesar dos pedidos de especialistas, governos regionais e da população desde que a pandemia foi detectada pela primeira vez no país, no início de março.

Várias províncias, incluindo Jacarta, Java Ocidental e Java Oriental, já divulgaram os dados das suas regiões no mês passado.

O presidente Joko “Jokowi” Widodo deu ordem de divulgar os dados ao público na segunda-feira, revertendo a sua posição anterior de não o fazer para evitar pânico entre a população.

Os novos dados serão cruciais para as áreas regionais cujos moradores têm regressado da região da Grande Jacarta, o epicentro da pandemia de Covid-19 no arquipélago.

Agus Taufik Mulyono, presidente da Sociedade de Transportes da Indonésia (MTI), disse que 900.000 pessoas já deixaram a capital e suas cidades satélites nas últimas semanas, citando dados do Ministério dos Transportes.

O presidente Jokowi proibiu funcionários públicos, funcionários de empresas estatais e membros das Forças Armadas da Indonésia e da Polícia Nacional, de realizarem o ‘mudik‘, o êxodo anual de Idul Fitri em que as pessoas regressam às suas cidades natal, adiando para o final de maio para evitar uma catástrofe ainda maior de propagação do coronavírus.

Agus indicou que outros 1,3 milhão de pessoas ainda podem deixar a área da Grande Jacarta nas próximas semanas, porque não podem abandonar a tradição mudik, perderam os seus empregos em Jacarta ou devido às pressões dos pais e famílias em casa.

Jokowi disse anteriormente que o governo não proibiu oficialmente o mudik este ano, mas incentiva ativamente o público abster-se de fazer viagens longas e árduas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin