Ásia | Economia

Indonésia incita os exportadores a usar ganhos cambiais para apoiar a rupia

O governo da Indonésia fez um novo apelo aos exportadores do país para que troquem as suas participações em moedas estrangeiras para ajudar a apoiar a rúpia em queda, já que a crise financeira da Turquia desperta temores de contágio nos mercados emergentes.

A rupia caiu outros 0,2% esta quinta-feira, para 14.625, em dólar, descartando rapidamente um aumento surpreendente da taxa pelo banco central no dia anterior, a quarta alta até agora neste ano para tirar a pressão da moeda.

O ministro dos Assuntos Económicos, Darmin Nasution, falando num evento realizado pela Câmara de Comércio e Indústria da Indonésia (Kadin), disse que é uma prioridade as empresas converterem os seus dólares. Nasution também reiterou que o governo não tem planos de impor controlos de capital.

A Indonésia exige que os exportadores recebam os seus ganhos através dos bancos locais. Dados do banco central mostram que 90% desses ganhos foram registados nesses bancos, no entanto, apenas 15% foram convertidos.

O presidente da Kadin, Rosan Roeslani, disse que o grupo entende a importância da conversão da rupia e prometeu ajudar a marcar uma reunião entre empresas, o governo, o banco central e outros reguladores.

“A nossa meta é aumentar os 15% para 30% a 40%”, disse Roeslani, acrescentando que o interesse nacional era mais importante do que as considerações monetárias.

Muitas empresas defendem que, com grande parte dos seus custos em dólares e receita em grande parte em rupias, não podem se arriscar a ser surpreendidos por mais uma queda na rupia. Também apontam que a cobertura pode ser muito cara.

A partir desta semana, o BI também realizou leilões de swap cambial diariamente para permitir que os bancos ofereçam aos exportadores um instrumento de swap mais barato, caso não queiram converter dólares em rupias no mercado à vista.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo