Ásia

Indonésia: Jokowi ambiciona tornar a nova capital ‘a melhor do mundo’ e maior que o Dubai

O presidente Jokowi Widodo revelou que ambiciona criar uma nova capital maior do que Dubai nos Emirados Árabes Unidos (EAU), e que quer que a cidade, que será construída em Kalimantan Oriental, seja “a melhor do mundo”.

Embora o Dubai tenha colocado os seus objetivos em ser a cidade mais feliz do mundo por meio de inovações tecnológicas até 2021, Jokowi declarou que ambiciona que a futura capital da Indonésia seja mais do que isso.

“Temos que sonhar grande. Embora o Dubai queira ser a cidade mais feliz do mundo, a nossa nova capital será a melhor do mundo, a cidade mais limpa, a mais inovadora”, disse Jokowi na quarta-feira.

Falando durante a cerimónia de abertura da Expo da Construção Indonésia de 2019, o Presidente afirmou que a nova capital não servirá apenas como o centro administrativo do país, mas será uma metrópole inteligente que apoiará o crescimento da inovação e das indústrias verdes.

A nova cidade fornecerá aos moradores os melhores serviços, ambiente e oportunidades que podem melhorar a sua qualidade de vida, desde instituições educacionais de classe mundial e hospitais modernos a centros de alta tecnologia semelhantes a Silicon Valley, revelou Widodo.

“O Google Global Talent será criado [na nova capital]. A nossa diáspora voltará para casa e atrairá mais talentos de classe mundial”, disse Jokowi.

No entanto, o Presidente afirmou que – alinhado ao foco do governo no desenvolvimento de capital humano – os funcionários e o público em geral devem mudar a sua mentalidade e as culturas de trabalho para poder se adaptar a esses novos sistemas de ponta planeados para a metrópole.

“Mais uma vez, não vamos apenas mudar [para a nova capital], mas também mudar para um novo sistema”, acrescentou Jokowi.

Alegando razões ambientais e superlotação em Jacarta, o governo de Jokowi anunciou em agosto que construiria uma nova capital num local de 180.000 hectares nas regiões do norte Penajam Paser e Kutai Kertanegara, no leste de Kalimantan.

Atualmente, o governo está a finalizar um plano diretor para a nova capital, com o objetivo de iniciar a construção até ao final do próximo ano o desenvolvimento. Está previsto um investimento de 32,7 mil milhões de dólares.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo