Indonésia: Jokowi dá a Java Oriental um prazo de duas semanas para controlar a propagação do Covid-19

O presidente Joko Widodo instou a administração de Java Oriental a que diminua a taxa de transmissão de Covid-19 na região no prazo de duas semanas.

Esta quinta-feira, Jokowi visitou Surabaya e outras cidades em Java, que se tornou o epicentro do Covid-19 no país depois de Jacarta, na sua primeira visita de trabalho regional, numa altura em que o governo passa para o chamado período ‘novo normal’.

Exijo controlos sérios e integrados de todas as instituições da região […] para que possamos tratar e diminuir o número de casos confirmados […] em duas semanas“, disse o presidente durante uma visita à Força de Intervenção Covid-19 de Java Oriental na sede em Surabaya.

Esta quinta-feira foram registados 247 novos casos de Covid-19 na região elevando o total de casos oficiais para 10.545. A província está agora um pouco atrás de Jacarta, que registou um total de 10.600 casos.

Jokowi disse que Java Oriental está atualmente a registar o maior número diário de novos casos de Covid-19 de qualquer província do país. “No entanto, o que nos mantém otimistas é o fato de a região também ter uma boa taxa de recuperação de 31%.”

No entanto, Jokowi lamentou que 70% dos residentes ainda desobedeçam aos protocolos de saúde, como deixar de usar máscaras em público e destacou a importância de controlar a transmissão da doença dentro de Surabaya e as suas regiões satélite de Sidoarjo e Gresik.

Surabaya não pode controlar esse surto sozinha. Gresik, Sidoarjo e outras cidades também devem estar envolvidas num sistema [unificado] de gestão, porque a mobilidade das pessoas não se limita a Surabaya”, apontou o governante.

O Presidente sugeriu que os governadores e autarcas se baseiem em dados científicos antes de fazer as políticas de combate ao Covid-19. “Peçam opiniões de cientistas, epidemiologistas e outros especialistas. Não façam políticas sem consultar especialistas“, apelou.

Apesar da luta contínua da província para controlar o vírus, Java Oriental acabou com as restrições sociais em grande escala (PSBB) na Grande Surabaya em 8 de junho e iniciou uma fase de “novo normal”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, está a ser acusada em…
Ucrânia: Conflito causa mais de meio milhão de crianças refugiadas

Ucrânia: Conflito causa mais de meio milhão de crianças refugiadas

A UNICEF avança, através de um comunicado de imprensa, que o conflito na Ucrânia já causou em uma semana mais…
Ataque da Rússia a central nuclear faz cair bolsas europeias

Ataque da Rússia a central nuclear faz cair bolsas europeias

As principais bolsas europeias estiveram a negociar nesta sexta-feira, 04 de março, em forte baixa. O motivo deve-se ao ataque…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin