Ásia

Indonésia: Jokowi propõe formalmente a transferência de capital para Bornéu

O presidente indonésio, Joko Widodo, propôs formalmente ao parlamento um plano para transferir a capital do país de Jacarta, na movimentada ilha de Java, para Kalimantan, na ilha de Bornéu.

Widodo, também conhecido por Jokowi, fez a proposta durante o seu discurso sobre o estado da nação no parlamento, um dia antes de o país celebrar seu 74º aniversário de independência.

“Eu, peço aqui a permissão para transferir a nossa capital nacional para Kalimantan”, disse Widodo, que assumirá a posse de um segundo mandato em outubro, depois de ter vencido a eleição de abril.

“Uma cidade capital não é apenas um símbolo da identidade nacional, mas também uma representação do progresso da nação. Isto é para a realização da igualdade económica e justiça”, declarou, sem especificar a localização exata da nova capital.

Com tendência para inundações e rápido afundamento devido à extração descontrolada de água subterrânea, Jacarta é a megacidade arquetípica asiática que cede ao peso da sua disfunção.

Apenas quatro por cento da água residual de Jacarta é tratada, de acordo com o governo, poluindo rios e contaminando as águas subterrâneas que abastecem a cidade.

Estima-se que o congestionamento custa à economia 6,5 mil milhões de dólares por ano.

Melhorar a infra-estrutura inadequada no país, de 260 milhões de habitantes, tem sido a política de Widodo, que o ajudou a ganhar um segundo mandato nas eleições deste mês.

Jacarta tem uma população de cerca de 30 milhões de habitantes na sua área metropolitana. Em abril, o ministro do Planeamento, Bambang Brodjonegoro, disse que uma nova capital requereria uma área de 30.000 a 40.000 hectares e uma população entre 900.000 e 1.5 milhões de habitantes.

“Este é um trabalho grande, impossível de levar apenas um ano, pode demorar até 10 anos”, disse o ministro na época.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo